quinta-feira, 23 de abril de 2009

Literatura Goiana

Nunca fui de ler muitos livros, na verdade a partir de algumas experiências na infãncia criei uma certa aversão a literatura, porém meu curso me proporcionou um contato muito intimo com a literatura e tirou toda a aversão que eu poderia ter com essa arte. Agora vou participar da Bienal do Livro aqui em Goiânia e vou trabalhar com a literatura regional e o autor homenageado será Bariani Ortencio, por isso estou lendo o livro Ficção curta de Bariani Ortencio organizada pela professora da UFG Vera Maria Tietzmann Silva. O livro tras contos dos livros O que foi pelo sertão, Sertão- O rio e a terra, Sertão sem fim, Vão dos Angicos, Força da terra, Estórias de crimes e do detetive Waldir Lopes, Meu tio avô e o diabo e Estórias de muitas estórias. O conto é meu gênero literário predileto, mas não é só por esse motivo que o livro me chama a atenção, o que ele tem de melhor é a linguagem regionalista tão descriminada do sertanejo e a descrição do cerrado e dos seus elementos, a vida do homem de Goiás é fielmente retratada nos contos. Então indico esse livro aquelas pessoas que assim como eu, talvez no meu caso por falta de uma boa experiência literária, sentem falta da literatura que retrata nosso estado, nossa cultura, linguagem e nossas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário